TELEMEDICINA Atendimento de algumas especialidades em Seringueiras será por Telemedicina

A Telemedicina é um processo avançado para monitoramente e acompanhamento de pacientes, com trocas de informações médicas, análise de resultados de diferentes exames. Isso quer dizer que os exames serão avaliados e entregues de forma digital, apoiando a medicina tradicional.

Ela já é utilizada no mundo todo, de forma segura e legalizada dentro da legislação e das normas médicas. Com o uso de tecnologias de informação, que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet.

No município de Seringueiras, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde está adotando esse método, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, e um Consórcio. Desta forma várias especialidades que seriam difíceis de se ter atendimento no interior, a Unidade de Saúde que adere a esse método passa a ter especialidades que seriam quase impossíveis de disponibilizar presencialmente para a população.

Esse tipo de atendimento vai ser realizado na Unidade de Saúde Nova Vida, e será todas as quartas e quintas feiras. O agendamento para essa consulta também é feito nessa unidade. Neste momento estão sendo oferecidas as seguintes especialidades: Cardiologia Clínico Adulto; Endocrinologia Clínico Adulto; Pneumologia Clínico Adulto; Reumatologia Clínico Adulto; Psiquiatria Clínico Adulto; Neurologia Clínico Adulto e Neurologia Pediátrica.

Esse tipo de atendimento é feito por um Médico Clínico Geral da própria unidade, mas ele é acompanhado remotamente por um especialista, de acordo com a necessidade do paciente, e este estará orientando o Clínico, quanto às necessidades de exames do paciente, qual a medicação a ser prescrita, etc., com os exames em mãos, estes serão repassados via internet para o especialista, que então dará o diagnóstico e o tipo de tratamento necessário. Na verdade todo o atendimento é feito pelo especialista, enquanto que o Clínico apenas o auxilia, e torna o elo entre o paciente e o médico especialista.

“Sabemos das dificuldades que todo município do interior tem na área de saúde, quando se trata de especialidades, e temos consciência na dificuldade de contratar profissionais dessas especialidades para atendimento presencial no município, seja pela falta de recursos ou mesmo pela falta de profissionais dispostos a virem para locais mais longínquos do Estado, e Telemedicina se apresentou como uma forma de dar a população esse tipo de atendimento, acreditamos que será um sucesso em nosso município, e muito mais do que isso, um atendimento digno à população”, disse Armando Bernardo da Silva, Prefeito de Seringueiras.

Compromisso  e trabalho